segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Convite


OUTUBRO ROSA







A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã deste domingo, (25/10) a Caminhada do Outubro Rosa na Feira do bairro Guanandi.  A intenção da Caminhada, segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Leyde Alves Pedroso foi levar informações sobre o funcionamento da estrutura da saúde para o atendimento à mulher e chamar a atenção das mulheres para esse tipo de câncer, cujo risco aumenta com a idade.



Confira a reportagem completa em : http://www.capital.ms.gov.br/cgnoticias/noticiaCompleta?id_not=29918









segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Aula à Comunidade Furnas do Dionísio


ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ EDITH COELHO NETO






Aula programada pela professora: Francilene Camilo – Geografia 

Objetivos - conhecer uma das comunidade que participou da formação étnica e cultural de Mato Grosso do Sul e estudar suas características culturais; breve histórico e importância para a constituição da nossa sociedade.

Turmas: 9.º ano A e B


Disciplinas envolvidas e seus professores
- Geografia -  Professora Francilene Camilo
- História - Professora Aline Ferreira
- Ciências - Professora Jaqueline Cabral, Professora Tatyane e Professora Fernanda 
- L. Portuguesa - Professor Hugo César e Professora Camila


Professores Convidados
Analice (Semed)/ Henrique (Semed)/ Marcela Zanardi/ Alexandre (salva-vidas)/ Adriana (Pré)


Data: 2/09/2015    
Horário: saída: 7 h  - chegada 17 h


Os alunos deverão estar uniformizados e de tênis, levar seu utensílio para água, bloqueador solar, boné, máquina fotográfica e ou celular (para desenvolver atividade prevista), roupa para troca (após banho no rio), pratos e talheres (se possível deixar o prato pra doação na comunidade).



Programação

1- Sairemos às 7 h
2- Café da manhã compartilhado assim que chegarmos na Furnas. 
3- Roda de Conversa, com os moradores da comunidade, onde os alunos estarão fazendo perguntas que os auxiliarão na conclusão do trabalho de pesquisa.
4- Apresentação da comunidade para os visitantes.
5- Momento fotográfico (o aluno estará concorrendo a um prêmio para a melhor foto tirada de qualquer ângulo do local).
6- Almoço
7- Meia hora após o almoço, desceremos para o rio a pé, no caminho realizaremos uma aula expositiva sobre o relevo e solo.
8- No rio os alunos poderão aproveitar o momento para recreação. O Professor Alexandre dará as instruções necessárias para a permanência no local. 
9- Às 15 h e 30 min, aproximadamente,  estaremos retornando ao ônibus.
10- Previsão de chegada na escola às 17 h e 10 min.














                                                                                                         

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

DIA DO PROFESSOR




15 DE OUTUBRO — DIA DO PROFESSOR

Em 15 de outubro de 1827, o Imperador D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. 

Finalmente em 1963, a data foi oficializada pelo Decreto Federal 52.682/63, que em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

- acesso em 09/10/2015)





Sugestão de vídeo para reflexão: Mario Sergio Cortella


(Trecho da palestra de Mario Sergio Cortella, na 24º Assembléia Geral FIUC FEI. "Parar jamais, reinventar-se sempre. Qual a postura ideal do professor nos dias atuais?")








quarta-feira, 7 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO INFANTIL e Práticas Promotoras de Igualdade Racial






O objetivo deste material é apoiar os profissionais de Educação Infantil e as Secretarias de Educação a implementar o Art. 7, inciso V, das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, que indica que as propostas pedagógicas dessa etapa devem estar comprometidas com o rompimento de relações de dominação étnico-racial.




A produção deste material teve a colaboração de diferentes instituições: do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica e Coordenação de Educação Infantil, da Universidade Federal de São Carlos, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e do Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores.


Acesse:




http://pt.slideshare.net/dreamlu/ed-infantil-praticas-de-igualdade-racial  



terça-feira, 6 de outubro de 2015

Formação sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08


  O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA EM SALA DE AULA

 

 





Escola Municipal Professor Virgílio Alves de Campos




A formação realizada pelos técnicos do Núcleo de Relações Étnico-raciais e de gênero/NURERG, na E. M. Professor Virgílio Alves de Campos no último sábado dia 03/10 teve como tema Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o Ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.







quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Formação: Gênero e Sexualidade no Contexto Escolar



Formação Continuada para professores da Reme - GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR





Escola Municpal  Professora Leire Pimentel de Carvalho Correa

A formação Continuada realizada na E.M. Professora Leire Pimentel de Carvalho Correa ocorreu no dia 26 de setembro com  o tema: Gênero e Sexualidade no Contexto Escolar. 

Na ocasião o grupo de professores e equipe pedagógica tiveram a oportunidade de conhecer e discutir sobre os preceitos legais que devem auxiliar o trabalho na escola, tais como: