quinta-feira, 6 de junho de 2019

Lei n. 10.639/2003 - EM. Elpídio Reis




A formação realizada na EM. Elpídio Reis, no dia 29 de maio, teve como objetivo discutir a Lei n. 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como apresentar formas para o trabalho em sala de aula.










Lei n. 10.639/2003 - EMEI Laura Vicuña






Com o objetivo de discutir a Lei n. 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como apresentar formas para o trabalho em sala de aula, a formação que aconteceu no dia 24 de maio, na EMEI Laura Vicuña e foi destinada a toda equipe técnico-pedagógico da escola.

















Curso de Capacitação em Políticas Públicas






A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov) e da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) promoveu nos dias 24 e 24 de maio, na Morada dos Bais, o curso de capacitação em políticas para promoção da igualdade racial com o Dr. Guilherme Mansur Dias
















Roda de Conversa - Profa. Dra. Lucimar Rosa Dias






Realizada no dia 9 de maio, a roda de conversa realizada com a profa. Dra. Lucimar Rosa Dias para os técnicos da Semed proporcionou a discussão de temas ligados a Lei n. 10.639/2003. 

A GEINF organizou o encontro que contou com a presença de técnicos desta secretaria, professores e coordenadores das EMEIs de Campo Grande, com o objetivo de apresentar os diversos aspectos relacionados à educação voltada para as relações raciais.




Formações Reflexivas - O Ensino da Arte e as relações étnico-raciais







Formações Reflexivas - O Ensino da Arte: Estratégias  para o trabalho com a lei n.10639/2003, parceria GEFEN / DED.


 A proposta para essa formação é balizada no papel da Arte para a objetivação do ensino/aprendizagem voltada para as relações Étnico-Raciais, mais precisamente com a afro-brasileira, passando pelo contributo teórico e prático sobre os temas relativos ao desenvolvimento de um olhar estético e artístico, com professores de Arte da Ed. Infantil do 1º ao 5º ano. Foram oferecidas, também estratégias e ações pedagógicas da Arte na Sequência Didática - Interdisciplinar e uma atividade expressão artística (prática) referente a cultura afro-brasileira e africana.



Realizada nos dias: 7, 10 e 14 de maio, nos períodos matutino e vespertino.











Formação com o tema: Maria da Penha vai à escola - EM. Irmã Edith Coelho Netto






A formação foi oferecida para os alunos da EM. Irmã Edith Coelho Netto, período vespertino, na sala de tecnologia com a psicóloga Dra. Vivian Quados, da Subsecretária Municipal de Políticas para as Mulheres/SEMU, no dia 03 de maio.














Lei n. 10.639/2003 - EMEI Valdomiro Alves Gonçalves







Com o objetivo de discutir a Lei n. 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como apresentar formas para o trabalho em sala de aula, a formação que aconteceu no dia 12 de abril, na EMEI Valdomiro Alves Gonçalves foi destinada a toda equipe técnico-pedagógico da escola.

















terça-feira, 2 de abril de 2019

Lançamento do projeto: Lei Maria da Penha vai à escola


LEI MUNICIPAL n. 6.126/2018 - DISPÕE SOBRE O ENSINO DE NOÇÕES BÁSICAS SOBRE A LEI MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS 








O lançamento do projeto, realizado no dia 27 de março, no auditório da UEMS, contou com presença da vice-prefeita Adriana Lopes e da secretária-adjunta de Educação, Soraia Campos.
Para discutir sobre a importância do conhecimento sobre as noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas, a delegada da DGPC (Delegacia-Geral da Polícia Civil/MS), Rosely Aparecida Molina, apresentou uma palestra direcionada ao trabalho com a lei em sala de aula.
O evento tem por objetivo implementar a Lei n. 6.126/2018, de autoria do vereador Valdir Gomes, que dispõe que dispõe sobre o ensino de noções básicas sobre a Lei Federal n. 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, fica incluído de forma transversal ou extracurricular. Esta Lei tem como propósito:
·               impulsionar a reflexão crítica, entre estudantes, professores e comunidade escolar, sobre a violência contra a mulher;
·               abordar a necessidade do registro, nos órgãos competentes, das denúncias dos casos de violência contra a mulher, bem como da adoção das medidas protetivas previstas na Lei Federal 11.340/2006;
·               promover a igualdade de gênero, prevenindo e evitando, dessa forma, as práticas de violência contra a mulher.












Outras informações em:

https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/lei-maria-da-penha-sera-discutida-com-alunos-da-reme-em-aulas-extracurriculares


http://www.campogrande.ms.gov.br/semed/galerias/alunos-da-reme-aprenderao-nocoes-basicas-da-lei-maria-da-penha-em-aulas-extracurriculares/


https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/lei-maria-da-penha-sera-ensinada-nas-escolas-municipais-de-campo-grande


http://apl04.pmcg.ms.gov.br:8080/leisweb/recentes.zul#






terça-feira, 26 de março de 2019

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL





VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL INDÍGENA DO MS




A Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais, por meio da Divisão de Educação e Diversidade, em parceria com as escolas da Rede Municipal de Ensino localizadas próximas a Aldeia Urbanas Água Bonita I e II e Tarsila do Amaral, tem como objetivo desenvolver o Projeto “Educação Patrimonial: valorização do Patrimônio Cultural Imaterial Indígena do MS”, no primeiro semestre do ano letivo de 2019.








Para isso, no dia 12 de março do corrente ano, a Divisão de Educação e Diversidade em parceria com o Museu de Arqueologia/UFMS, realizou a formação “Patrimônio Imaterial e Cultura Indígena de MS”, para professores de História e Artes da Escola Municipal Professor João Candido de Souza, Escola Municipal Professor Vanderlei Rosa de Oliveira, Escola Municipal Nerone Maiolino, Escola Municipal Nazira Anache e Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad.




























Homenagem Dr. Aleixo Paraguassu Netto






Esta homenagem é concedida pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - CPPIR/CG, para pessoas físicas, entidades ou organizações que se destacam na promoção de políticas e ações de igualdade racial, na implementação das políticas públicas nas diversas áreas voltadas a população negra.
















Outras informações em:
https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/primeiro-juiz-negro-do-estado-aleixo-paraguassu-e-simbolo-da-consciencia-negra



https://www.campograndenoticias.com.br/2019/03/18/homenagem-aleixo-paraguassu-netto/



Lei n.10639/2003 - estratégias para sala de aula




Formações Reflexivas - Estratégias  para o trabalho com a lei n.10639/2003: o ensino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana

Oferecida a todos os profissionais de educação, a formação discutiu a lei n. 10.639/2003 e apresentou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, em uma perspectiva concreta para nortear práticas de inclusão e de combate ao preconceito racial na escola. Assim, a partir desta percepção, propor o desafio de pensar estratégias diferenciadas para o trabalho com as questões raciais.

Realizada nos dias: 22, 26 e 28 de fevereiro, nos períodos matutino e vespertino.



















segunda-feira, 25 de março de 2019

Lei Maria da Penha vai à escola





Formações Reflexivas com o tema: Maria da Penha vai à escola - fundamentos e impactos sociais para a Reme.

A formação foi oferecida a todos os professores da reme, períodos matutino e vespertino no auditório da Subsecretária Municipal de Políticas para as Mulheres/SEMMU, nos dias 21, 25 e 27 de fevereiro.












segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Reflexões Pedagógicas - 2019



Equipe da Divisão de Educação e Diversidade - DED, participou da formação sobre como serão realizadas as Reflexões Pedagógicas este ano.  Tarde de estudo para melhor atender o professor!

Todos por uma Educação de qualidade!







Link sobre os grupos de escolas e formações oferecidas: https://reflexoespedagogicas.net/


Link para inscrição:https://www.even3.com.br/suped

Obs.: No final da página clique em : 


Caso tenha dúvidas, acesse o link: https://reflexoespedagogicas.net/tutoriais/