terça-feira, 31 de maio de 2022

“Projeto de Desenvolvimento Profissional de Professores” - Semed 2022

 

“Projeto de Desenvolvimento Profissional de Professores”, tem o intuito de constituir espaços de diálogos e de reflexões de temas em educação consolidados e emergentes, bases de uma educação profissional do professor que inspira uma prática docente independente e informada cientificamente. Já no terceiro módulo, o projeto teve como tema: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE.

Na ocasião, os professores lotados na Semed tiveram a oportunidade de ouvir sobre os temas que permeiam os trabalhos da Divisão de Educação e Diversidade/DED, com os seguintes palestrantes:

EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL  - Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira Calderoni. Mestra em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2011) e doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2016). Atualmente é professora da educação básica na Secretaria Estadual de Educação de MS, atuando na gestão escolar - Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, diferença, identidade, livro didático e interculturalidade.

EDUCAÇÃO DO CAMPO - Mirian Lange Noal. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 1994) e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp, 2006). Estuda, desenvolve e orienta pesquisas com as seguintes temáticas: formação inicial e continuada de professoras/es; crianças pequenas indígenas; educação do campo; diversidade cultural; espaços e tempos urbanos com o brincar livre; corporeidade; educação a distância; saberes e afetos nas interações político-pedagógicas. 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Maria Joana Durbem Mareco. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Atuou na Secretaria de Estado de Educação na Educação de Jovens e Adultos de 2004 a 2009. Coordenadora Adjunta do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul. (Ed. de Jovens e adultos)

GÊNERO - Carla Charbel StephaniniAdvogada, especialista em gênero e políticas públicas. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (2017 e 2019) Conselheira Municipal e Estadual de Direitos da Mulher em anos anteriores. Há mais de 20 anos milita em defesa dos direitos das mulheres e participa ativamente como gestora na formulação de políticas públicas que promovam a equidade de gênero, o enfrentamento à violência e o empoderamento das mulheres.

Apoio aos Migrantes e refugiados - João Fábio Sanches Silva. Pós-doutor em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília, na área de Português como Língua de Acolhimento e Doutor em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor associado da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, onde coordena: a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, o Programa UEMS ACOLHE e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros dessa Instituição.





Campanha Maio Amarelo

 


Abordagem educativa, realizada na Secretaria Municipal de Educação/SEMED-MS, campanha que tem como objetivo reduzir acidentes e mortes violentas no trânsito.




Palestra: "Gênero no ambiente escolar"

 





Palestra sobre Gênero no ambiente escolar, com os professores da Escola Municipal Oliva Enciso, em alusão ao mês internacional do combate à LGBTIfobia.







quinta-feira, 26 de maio de 2022

VISITA AO MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO – E.M. SULIVAN SILVESTRE OLIVEIRA TUMUNE KALIVONO “CRIANÇA DO FUTURO”

                              

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira-Tumune Kalivono ”Criança do Futuro” participaram de uma visita ao Museu das Culturas Dom Bosco com o Professor Marcos Mariola, que ministra a aula de Arte e Cultura Indígena. O Objetivo da visita, além de comemorar a semana do museu – 16 a 22 de maio – foi discutir sobre a importância da preservação destes locais e a valorização das memórias presentes nos materiais que fazem parte do seu acervo.

Durante a visita ao Museu das Culturas Dom Bosco, os estudantes conheceram a história de povos indígenas e artefatos que representam algumas etnias presentes em nosso país, entre elas a etnia Terena que faz parte do cotidiano e representa a origem de muitos dos alunos desta escola. Após a visita, os alunos desenvolverão trabalhos com o componente curricular de Língua Terena, que serão postados no facebook oficial da escola.



















sexta-feira, 20 de maio de 2022

Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Infantil - Lei 10.639/2003 de forma prática em sala de aula






 A formação realizada na EMEI Tupinambás, no dia 11 de maio, teve como objetivo discutir a Lei n. 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como apresentar formas para o trabalho em sala de aula para a educação infantil.

















 No dia 16 de Maio, foi realizado no centro de formação - Cefor - o I Simpósio da Educação na Diversidade.  Na ocasião, técnicos da Semed tiveram um momento de estudo sobre as terminologias LGBTQIA+, com intuito de enriquecer o conhecimento acerca das questões de gênero e aperfeiçoamento profissional.














quarta-feira, 4 de maio de 2022

ABRIL INDÍGENA


O mês de abril foi especialmente comemorado pelos povos indígenas residentes em nossa capital. De acordo com os pressupostos curriculares da Semed, a distribuição de conhecimentos sobre a pluralidade étnica que compõe a população campo-grandense deve ser contemplada em diversos momentos do ano escolar, todavia, o mês de abril é especialmente comemorado, visto que tais eventos são oportunidades para divulgar a cultura, a história tal qual promover debates e reflexões acerca dos povos originários. 

Apresentação de danças, música, venda de artesanatos e comidas típicas, eleição de miss e mister indígena, pintura corporal para indígenas e não indígenas assim como a realização de jogos com modalidades específicas das várias etnias puderam ser apreciados pela comunidade campo-grandense.


Marçal de Souza



Marçal de Souza



Santa Mônica



Jogos Indígenas



Feira EM Sulivan Silvestre



1° Noite Cultural dos povos indígenas



Miss e Mister Indígena Campo Grande