sexta-feira, 29 de abril de 2016

3 Filmes para ampliar o debate sobre Gênero e Sexualidade




Fizemos uma seleção de três produções que podem ser pensadas como parte de um processo de formação docente e também como disparador de debates entre adolescentes sobre a temática de Gênero e Sexualidade.




HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO



Trailer oficial Hoje eu quero voltar sozinho – vídeo – youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lpHKXyko358


O premiado filme de Daniel Ribeiro poderia ser apenas mais uma obra sobre o despertar da sexualidade na adolescência, se não fosse por duas importantes variantes: Léo, o protagonista, é cego e começa a gostar de Gabriel, um estudante de sua sala, de quem se torna amigo. 

Sinopse: Leonardo é um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com sua melhor amiga, Giovana, e sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel.

Classificação indicativa: 12 anos






 MILK - A VOZ DA IGUALDADE



Trailer oficial Milk – a voz da igualdade - youtube:  https://www.youtube.com/watch?v=kOCx5Bht9io


O premiado filme norte-americano relata a história verdadeira de Harvey Milk, um político e ativista gay que foi o primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público na Califórnia, como membro da Câmara de Supervisores de São Francisco. Milk iniciou seu ativismo opondo-se à violência policial contra a comunidade gay. O filme pode servir como um disparador para debater a questão da luta pelos direitos humanos e civis da comunidade LGBTTIQ.

Sinopse: Início dos anos 70. Harvey Milk (Sean Penn) é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), Milk entra numa intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos.

Classificação indicativa: 16 anos.





 A FONTE DAS MULHERES





Trailer oficial – A fonte das mulheres - youtube : https://www.youtube.com/watch?v=cw_j6zXcGvg


Sinopse: Em um pequeno vilarejo, situado entre o Norte da África e o Oriente Médio, as tradições islâmicas são seguidas a risca. Entre elas, a existência da mulher como procriadora é regra básica, mas existe uma que faz com que elas sejam as responsáveis por buscar água em um local distante e de difícil acesso, restando para os homens a tarefa de matar o tempo bebendo e falando da vida. Certo dia, Leila (Leila Bekthi), uma das mais jovens e alfabetizadas do grupo, resolve que a melhor maneira de mudar esse cenário, fazendo com que os homens assumam esta tarefa, é cortar o que eles mais gostam: o sexo. A polêmica decisão do grupo acaba interferindo nas relações entre os habitantes e provocando provocar uma verdadeira revolução cultural no povoado e mudando para sempre as suas vidas.




Classificação indicativa: 14 anos


EM MANOEL GONÇALVES MARTINS






Extensão CHÁCARA ARAPONGAS 

Visita realizada no dia 29 de Abril, com objetivo de realizar acompanhamento pedagógico junto aos professores.











EM LEOVEGILDO DE MELO





Visita realizada no dia 28 de Abril, com objetivo de realizar acompanhamento pedagógico junto aos professores.










quarta-feira, 27 de abril de 2016

13 Filmes que discutem racismo na educação








Na perspectiva de discutir como ainda hoje o racismo está presente e como a luta do movimento negro permanece necessária na sociedade brasileira, o Centro de Referências em Educação Integral escolheu 13 filmes que tratam da temática no ambiente escolar ou na educação de forma geral. São histórias presentes que nos auxiliam a desvendar a origem dos preconceitos e dar mais passos para que o país possa vencê-los. (fonte: CEI)







terça-feira, 26 de abril de 2016

EM LEOVEGILDO DE MELO



EM Leovegildo de Melo - Extensão Jacinto Matias Freire



Visita realizada no dia 26 de Abril, com objetivo de realizar acompanhamento pedagógico junto aos professores.


Na oportunidade, pudemos observar a horta da escola, parte integrante do componente curricular Práticas de Sustentabilidade no Campo.









NUPEQ - Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos



UEMS nas escolas da EJA



O Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos (NUPEQ) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em parceria com a Divisão de Educação e Diversidade (DED) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na quarta-feira (20) uma palestra de incentivo à leitura para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, em Campo Grande.











Maiores informações:

http://www.uems.br/noticias/detalhes/nupeq-ministra-palestra-para-eja-em-escola-da-capital-132732

EM Agrícola - GOV. ARNALDO ESTEVÃO DE FIGUEIREDO




Visita realizada no dia 26 de Abril, com objetivo de realizar acompanhamento pedagógico junto aos coordenadores. 








sexta-feira, 22 de abril de 2016

Colóquio com o Prof. Dr. Lourival dos Santos/UFMS





Participação dos técnicos da divisão no colóquio com o Prof. Dr. Lourival dos Santos/UFMS com o tema: O negro como colonizador do Sul de Mato Grosso (1890-2011): História Oral de negros quilombolas; realizado no dia 20 de abril - período vespertino - na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/PPGE. 











Reunião de estudos - Memória da censura ao magistério








Reunião de estudos da Divisão realizada na terça-feira - dia 19 de abril -  para discussão sobre a Projeto de Lei Nº 8.242/16 – Lei da Mordaça, e seus impactos na educação.












Formação: Obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino" EM Sulivan Silveste Oliveira





A formação realizada pelos técnicos do Núcleo de Relações Étnico - Raciais e de gênero/NURERG, na EM Sulivan Silveste Oliveira - Tumune Kalivono “Criança do Futuro”, na quarta-feira dia 20 de abril - período matutino -  teve como tema Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.












Formação: Obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino" - EM Irmã Irma Zorzi




A formação realizada pelos técnicos do Núcleo de Relações Étnico - Raciais e de gênero/NURERG, na EM Irmã Irma Zorzi, no sábado dia 16 de abril - período matutino -  teve como tema Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.