segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

II Tríduo Pedagógico - ESCOLAS DO CAMPO





Realizado pelo Núcleo de Educação do Campo - NEC, o último dia do II Tríduo Pedagógico contou com a participação das escolas do campo. 




No terceiro dia do evento, (02/12) as apresentações, relatos de experiências e exposições tiveram como proposta, a apresentação das experiências exitosas realizadas pelas escolas no ano de 2016.



















terça-feira, 6 de dezembro de 2016

II Tríduo Pedagógico - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS






II Tríduo Pedagógico - Exposição de trabalhos, apresentações culturais e relatos de experiências envolvendo estudos sobre os Afro-brasileiros e Indígenas



No segundo dia do evento, (01/12) as apresentações, relatos de experiências e exposições  tiveram como tema o trabalho desenvolvido durante o ano com relação às questões étnico-raciais.


Organizado pelo Núcleo de Relações Ètnico-Raciais e de Gênero, participaram deste momento, as escolas:

  • EM. Doutor Tertuliano Meirelles
  • EM. Etalívio Pereira Martins
  • EM. Hércules Mayomone
  • EM. Maria Tereza Rodrigues
  • EM. Nagen Jorge Saad
  • EM. Professora Maria Lúcia Passarelli
  • EM. Osvaldo Cruz
  • EM. Padre José valentim
  • EM. Professor João Cândido de Souza
  • EM. Professora Gonçalina Faustina de Oliveira

















sábado, 3 de dezembro de 2016

II Tríduo Pedagógico - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)




II Tríduo Pedagógico – Exposição de trabalhos, apresentações culturais e relatos de experiências envolvendo escolas da EJA





A Prefeitura Municipal de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Educação por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), Coordenadoria de Educação Básica (COEB) e Núcleo de Educação e Diversidade (NUED), promovem o II Tríduo Pedagógico – período de três dias consecutivos de apresentações e relatos de experiências com o objetivo de fortalecer o trabalho de disseminação de práticas cidadãs nos diferentes níveis de ensino da escolas da REME, no período de 30 de novembro a 02 de dezembro do corrente ano, organizado pelas equipes responsáveis pela Educação de Jovens e Adultos, Relações Étnico-Raciais e de Gênero e Educação do Campo.






O Tríduo da EJA oportunizou às unidades escolares que oferecem a Educação de Jovens e Adultos apresentarem algumas práticas pedagógicas realizadas durante o ano de 2016, com o intuito de troca de experiências.
























quarta-feira, 30 de novembro de 2016

EM. PADRE JOSÉ VALENTIM





A EM. Padre José Valentim, realizou na sexta-feira (18/nov.) a abertura  da " XIX Mostra do Conhecimento, Arte e Cultura - Diversidade e Cidadania: O conhecimento faz a diferença", com uma belíssima homenagem a ex-professores, alunos e funcionários da escola.    Com o tema "Faço Parte dessa História", todos assinaram o quadro de entrada da escola em comemoração aos seus 50 anos.










No sábado (19/nov.) os visitantes tiveram a oportunidade de observar a exposição de trabalhos, apresentações culturais e ouvir dos alunos, os relatos dos estudos realizados durante o ano.










terça-feira, 22 de novembro de 2016

II TRÍDUO PEDAGÓGICO
















OFICINAS INTERCULTURAIS - Apresentação do Coral Indígena









Realizado no Projeto Oficinas Interculturais, o Coral Indígena realizou a abertura da 6ª Mostra Cultural Educação Escolar e Sustentabilidade na EM. Professor João Cândido de Souza, na última sexta-feira (18/nov.).


O coral, composto por alunos da EM. Professora Ione Catarina Gianotti Igydio e da EM. Professor João Cândido de Souza, abrilhantou o evento ao apresentar o Hino de Campo Grande na Língua Terena.



















EM. PROFESSOR JOÃO CÂNDIDO DE SOUZA






Em sua sexta edição, a "Mostra Cultural: EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUSTENTABILIDADE", realizada na Escola Municipal Professor João Cândido de Souza, contou com a apresentação do Coral indígena, realizado no Projeto Oficinas Interculturais. 

O coral, composto por alunos indígenas e não indígenas, apresentou o Hino de Campo Grande na língua Terena.

Na ocasião, além das apresentações culturais, o público presente pode apreciar a exposição de vários trabalhos desenvolvidos durante o semestre.




















EM. PROFESSORA GONÇALINA FAUSTINA DE OLIVEIRA






A EM. Professora Gonçalina Faustina de Oliveira, realizou na sexta-feira (18/nov.) uma exposição exposição cultural.


Com o tema "Consciência Negra e Indígena", além da apresentação de capoeira, degustação de comidas típicas, ocorrem também apresentações culturais e exposição de vários trabalhos desenvolvidos durante o semestre.


























quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Formação - EM. RAFAELA ABRÃO










Realizada pelos técnicos do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero/NURERG, na Escola Municipal Rafaela Abrão, dia 10 de novembro, períodos matutino e vespertino  - a formação abordou os temas: 

--> O Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena (Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008

--> A Escola como Espaço de Promoção e Valorização da Diversidade.







segunda-feira, 7 de novembro de 2016

REVIVER – I Encontro da Melhor Idade







No dia 04 de Novembro de 2016 ocorreu no espaço de formação Lúdio Martins Coelho o REVIVER – I Encontro da Melhor Idade, atividade fomentada pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – MS, organizada pela Divisão de Educação e Diversidade, Núcleo de Educação para Jovens e Adultos e pelo CMI – Conselho Municipal do Idoso. 


Na tarde agradável daquela sexta-feira aconteceram diversas ações e promoções para uma vida de qualidade da pessoa idosa como apresentações culturais, mostra de curtas-metragens, exames médicos pela SESAU, oficinas de produção de quadrinhos e artes, atividades físicas e alimentação e palestra sobre direitos e estatuto do idoso.


As atividades tiveram início oficial no auditório, com a recepção, a abertura e apresentação cultural de músicas regionais do instrumentista Marcos Assunção. A professora Rejane Notarangeli Breda e a professora Hellen Fernandes Gondim, junto a Hélton Rocha, presidente do Conselho Municipal do Idoso, abriram a tarde com boas vindas a todos os participantes, os organizando segundo o organograma do evento e as salas de oficina.


Os participantes se dirigiram as salas de oficina a partir da rotatividade das ações, passando por todas as atividades propostas. Às 16:00 hrs todos foram encaminhados para o intervalo, onde foi servido um lanche com suco, bolo e cachorro-quente à vontade. 









Agradecemos a participação dos alunos da EJA da Rede Municipal de Educação e também de Centros de Convivência do Idoso.



Esperamos vocês no próximo REVIVER!