terça-feira, 27 de março de 2018

Programa Brasil Alfabetizado



O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, estimulando-os a continuarem sua formação em cursos de educação de jovens e adultos (EJA). Para isso, são transferidos recursos às secretarias de educação do Distrito Federal e dos estados e às prefeituras municipais para apoiar as ações ligadas ao processo de alfabetização. Além disso, são pagas bolsas auxílio aos voluntários que atuam na alfabetização dos jovens, adultos e idosos.



Com início em 21 de março, os alfabetizadores voluntários, selecionados para atuarem no PBA, participam da formação de inicial de 40 horas, e, durante o programa, com duração de 8 meses, por formações continuadas de 4 horas ofertadas quinzenalmente.





 














Saiba mais em:













quinta-feira, 22 de março de 2018

Reunião Ampliada






Realizada no dia 21 de março, no auditório da SEMU, a "Homenagem Aleixo Paraguassu", no seu segundo ano, vem reconhecer o trabalho de pessoas que lutam contra qualquer forma de discriminação racial.


Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação, representada pela Divisão de Educação e Diversidade, entregou um portfólio com as ações desenvolvidas nas escolas da REME durante o ano de 2017, com o intuito de enfrentamento ao preconceito e valorização da cultura e história dos povos africanos e afro-descendentes.




















quinta-feira, 8 de março de 2018

1º Seminário de Educação Escolar Indígena de Campo Grande









O 1º Seminário de Educação Escolar Indígena de Campo Grande, realizado no dia 3 de março, surgiu da necessidade do conhecimento das Políticas Educacionais e da inserção de representações étnicas e institucionais no âmbito dos territórios Etnoeducacionais Povos do Pantanal.



O Seminário teve como objetivo discutir as conquistas e desafios da Educação Escolar Indígena a partir da publicação e pactuação do Território Etnoeducacional Povos do Pantanal no que tange a gestão e financiamento do processo de escolarização dos Povos Indígenas na Educação Básica e na Educação Superior para atender a demanda dos indígenas de Campo Grande.









Outras informações em:

http://www.campogrande.ms.gov.br/cgnoticias/noticias/seminario-destaca-importancia-da-uniao-para-valorizar-a-cultura-indigena/