terça-feira, 16 de agosto de 2016

II Polo das Escolas do Campo – “Um Dia de Campo no Campo”






Sustentabilidade no Campo e Educação Ambiental foram as temáticas de estudo que o II Polo das Escolas do Campo – “Um Dia de Campo no Campo” que trouxe a discussão, fomentado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Educação e organizado pela Superintendência de Políticas Educacionais e pela Divisão de Educação e Diversidade – Núcleo de Educação do Campo. Ocorreu no sábado, dia 13 de Agosto de 2016, na E. M. Oito de Dezembro, distrito de Anhanduí, Comunidade Santa Luzia.

O evento teve 198 inscritos e 240 participantes, e se propositou a reunir os professores, equipe pedagógica e administrativa das escolas do campo em uma das unidades escolares da zona rural para construir um espaço de estudo e reflexão e proporcionar troca de saberes, conhecimentos e estratégias pedagógicas do campo. A palestra “Prática de Sustentabilidade no Campo”, do Prof. Dr. Roberto Ortiz Paixão (UEMS) chamou a atenção para as preocupações ambientais da atualidade, pensando sobre as propostas pedagógicas diferenciadas do campo para a sustentabilidade na escola.


Tendo em vista as particularidades do campo, a Profª Aparecida Medeiros, da E. M. Oito de Dezembro também colaborou com seu relato de experiência, trazendo importantes contribuições com o contexto do ensino-aprendizado dos professores de sua escola. O diretor Márcio José Ferreira da E. M. Oito de Dezembro também apresentou um vídeo-documentário com fotografias que relatam um pouco da história da Comunidade Santa Luzia e E. M. Oito de Dezembro. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola realizaram a recitação intitulada “A Mística do Campo”, com elementos do campo que propõe a reflexão do trabalho do camponês e agricultor, como o berrante, a enxada, o laço e os produtos da terra.


Os participantes foram recepcionados com um café da manhã típico do campo com pão caseiro, manteiga caipira, bolo de fubá, café com leite, queijo, biscoitos, entre outras comidas típicas. Após os estudos, o almoço também não deixou a desejar, com um delicioso churrasco e mesa farta, incluindo uma mesa de doces em compota. O evento estava ricamente decorado, com girassóis, espigas de milho e carro de boi, incluindo um pequeno museu de utensílios do campo. No final do evento, os participantes também receberam como lembrança doce de leite e sabão de fubá, produzidos na aula de Práticas do Campo pelos alunos da própria escola.

Registramos a presença da Secretária Municipal de Educação, Leila Cardoso Machado, que ficou encantada com a escola e a dinâmica do campo. Reiterou que a Prefeitura Municipal de Campo Grande oferece total apoio a ações para atingir uma educação de qualidade e fomentar o desenvolvimento local, parabenizando toda a organização.

O III Polo do Campo acontecerá no primeiro semestre de 2017 e será na E. M. Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo.








 





sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Formação GEAC/AJE






Foi realizada no dia 9 de agosto (terça-feira) - Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho – a primeira reunião sobre o Grupo de Educação Afirmativa e Cidadania/Ação Juvenil na Escola (GEAC/AJE).


O projeto faz parte do Plano de Ação Todos Pelo Saber 2016 e várias escolas da Rede Municipal desenvolverão esta proposta a partir do segundo semestre deste ano.


O grupo surgiu como alternativa de trabalho para garantir o cumprimento e a aplicabilidade das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 (ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena) e toda diversidade que permeia o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Cidadania no âmbito escolar em consonância com as vivências dos estudantes.


 O GEAC/AJE é uma nova forma de organização da escola que se fundamenta na participação dos alunos, supervisores, orientadores, coordenadores educacionais, professores, funcionários, diretores e comunidade.




PROJETO COMPASSO - EJA



O Curso Experimental Projeto Compasso – EJA: Compromisso com a Aprendizagem trata de uma proposta de educação que é cumprir com seu papel humanizador. A proposta do curso tem como objetivo contemplar a necessidade de trabalhar a educação empreendedora como forma de estimular o educando a criar, inovar, se arriscar, aprender com os erros, a trabalhar em grupo e ter visão estratégica.




No dia 04 do mês de agosto de 2016, ocorreu a aula prática do curso de “Bolos e doces para festasna fase intermediária da Escola Municipal Osvaldo Cruz. Neste dia, os alunos aprenderam a produção de cupcake. O   curso tem como foco o atendimento aos anseios e especificidades dos alunos da EJA.






segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Arraiá da Agrícola




Arraiá da Agrícola

Estivemos presentes no Arraiá da Agrícola, no dia 06 de Agosto de 2016, prestigiando e degustando as muitas delícias de lá. Tinha sopa paraguaia, bolo, cachorro quente, dança, música, muita alegria e animação. Estava tudo muito lindo!!! 











Dia do Folclore




22 de agosto - Dia do Folclore

Folclore é o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.
O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms, que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado literal de "conhecimento do povo" ou "aquilo que o povo faz".
O folclore brasileiro é muito rico, seja pelas tradições populares, rituais, música, remédios, comidas típicas, festividades, lendas e etc, que são a base da cultura do povo brasileiro.
O Saci-Pererê, o Curupira, o Boitatá, o Boto Cor de Rosa, a Mula-Sem-Cabeça, e muitos outros personagens, por exemplo, tornam o folclore do Brasil único!
Origem do Dia do Folclore
O Dia do Folclore Brasileiro foi definido oficialmente através do Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir de então, conforme definia a lei, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país.
Aliás, a escolha do dia 22 de agosto está relacionado com a data em que o britânico William John Thoms utilizou pela primeira vez, em público, o termo folclore (folk-lore), em 1846.
Atividades para o Dia do Folclore
O Dia do Folclore costuma ser bastante explorado pelas escolas. Algumas das atividades mais comuns que os estudantes podem desempenhar para aprenderem mais sobre a cultura e as tradições típicas de suas regiões são:
  • Ler lendas folclóricas em sala de aula;
  • Fazer uma adaptação de uma lenda folclórica em forma de teatro ou musical;
  • Reescrever um conto folclórico;
  • Aprender sobre a história do folclore e sua importância para a sociedade;
  • Apresentar danças temáticas folclóricas;
  • Preparar um prato típico folclórico;
Entre outras inúmeras atividades que estão relacionadas com a exploração da identidade cultural de cada localidade.









EM Darthesy Novaes Caminha




Festa Junina - EM Darthesy Novaes Caminha


Aconteceu no dia 07 de Julho o Arraial da EM Darthesy, com muita dança, comilança e alegria de montão. 














sexta-feira, 5 de agosto de 2016

EM Manoel Gonçalves Martins e extensões







      As Festas Juninas das extensões da EM Manoel Gonçalves Martins aconteceram nos dias 06, 07 e 08 de Julho, com danças, comidas típicas e entrega dos uniformes. Estava tudo uma delícia!!!