sexta-feira, 29 de maio de 2015

SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SEXUAL



A Divisão de Educação e Diversidade/DED, participou do SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SEXUAL, organizado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos de Preservação e Combate à Homofobia/CENTRHO, vinculado à Superintendência da Política de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social  e Trabalho de Mato Grosso do Sul/SEDHAST.

Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima - CEPEF
29/05/2015




Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima - CEPEF
29/05/2015




Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima - CEPEF
29/05/2015






quarta-feira, 27 de maio de 2015

Acompanhamento Pedagógico - Escola do Campo



Escola Municipal Polo Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo



Estivemos no dia 26 de maio de 2015 na Escola Municipal Polo Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo para entregarmos as coleções aprovadas no PNLD CAMPO, além de realizar o acompanhamento com a gestão. 

Na oportunidade, a diretora Fabiani nos levou para observar as dependências da escola, oportunidade esta de assistirmos a aula de "Produção Agroindustrial Interdisciplinar com Gestão de Empreendimentos".

Abaixo algumas fotos desta nossa visita:


Escola Municipal Polo Agrícola Governador Arnaldo 
Estevão de Figueiredo 




Aula de "Produção Agroindustrial Interdisciplinar com 
Gestão de Empreendimentos" - Doce de Leite







Aula de "Produção Agroindustrial Interdisciplinar com 
Gestão de Empreendimentos"





terça-feira, 26 de maio de 2015

III Sarau de Poesias




Alunos da EJA no III Sarau de Poesias - E. M. Jose Mauro Messias da Silva - "Poeta das Moreninhas".




Este é o terceiro ano que acontece o evento na escola com a participação de todos os turnos (matutino, vespertino e noturno).

No Sarau são declamadas somente poemas de José Mauro Messias da Silva. Houve a premiação para os primeiros colocados e este ano foi a primeira vez que a Educação de Jovens e Adultos/EJA participou do evento. 






E. M. Jose Mauro Messias da Silva - "Poeta das Moreninhas"




Coordenadora pedagógica da EJA, alunos da EJA  Fase Final A e técnico da Semed




Alunos da EJA  Fase Final A

quinta-feira, 21 de maio de 2015

II Simpósio de Gênero e Sexualidade - Sigesex





A segunda edição do Sigesex, tem como objetivo dar continuidade ao debate acadêmico, baseado na laicidade do estado, nos direitos humanos, nas concepções teóricas de gênero e de sexualidade. 


20, 21 e 22 de maio de 2015 / Anfiteatro do Complexo Multiuso Dercir Pedro de Oliveira – UFMS – Campo Grande (MS)




20/05/2015 - Abertura do II Sigesex
  


20/05/2015 - Abertura do II Sigesex - palestra: "O queer decolonial",
Prof. Dr. Pedro Paulo Pereira - UNIFESP


21/05/2015 - Mesa redonda: "Gênero e Políticas
Públicas - da teoria à prática"

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Livro - "O Mundo dos Bonecos de Papel"




O Mundo dos Bonecos de Papel é uma sensível contribuição para o trabalho com as diferenças que se apresentam nas questões sexuais e afetivas, particularmente a homossexualidade.

Vem somar-se aos textos infanto-juvenis voltados para esse tema, promovendo, por meio de metáforas, a inclusão e a alteridade, por meio da aceitação e valorização dos diferentes e das diferenças.


É um texto que fala à razão e ao coração e pode ser lido individualmente ou em grupo, permitindo inúmeras intervenções pedagógicas, tais como o teatro, o desenho, a narrativa e jogos educacionais.

Ao final do texto, segue um jogo proposto para o trabalho com os temas da obra, que pode ser montado pelas crianças e utilizado em momentos lúdicos e educacionais.

Adaptação: Bianca Ganuza

Ilustrações: Nei Nicolato 








Júlio Valcanaia, advogado, Vice-Presidente do Conselho Estadual da Diversidade Sexual (CEDS/MS) e da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/MS, realiza um trabalho de divulgação junto à lideranças e grupos que trabalham na promoção de direitos humanos.





terça-feira, 19 de maio de 2015

Escola Municipal Barão do Rio Branco




A Divisão de Educação e Diversidade - DED, por meio do Núcleo de Educação Étnicorraciais e de Gênero -NURERG, realiza o acompanhamento pedagógico do Projeto "Direitos Humanos e Cidadania", desenvolvido pela Escola Municipal Barão do Rio Branco.





















Escolas do Campo


O acompanhamento das Escolas do Campo é realizado constantemente pelas técnicas do NEC (Núcleo de Educação do Campo), no qual são visitadas as escolas a fim de interagir com as realidades e especificidades, realizar possíveis intervenções pedagógicas e acompanhar o planejamento dos professores e o cotidiano destas escolas.

Nestas visitas também realizamos a entrega dos livros aprovados no PNLD-CAMPO/2016, para apreciação e escolha da escola.


Abaixo algumas fotos:




14 de maio: E. M. Leovegildo de Melo



18 de maio : E. M. Manoel Gonçalves Martins





19 de maio: E. M. Isauro Bento Nogueira

20 de maio: E. M. Darthesy Novaes Caminha




Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida




Atividade Dias das Mães – 06 de maio de 2015




Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida



No dia 06 de maio, os alunos da fase I anexo (Coração Eucarístico de Jesus) e, fase II anexo (Nossa Sra. Auxiliadora) reuniram-se com os professores, para comemorar o Dia das Mães. Desse modo, puderam socializar os trabalhos realizados no decorrer da semana por meio das diferentes áreas do conhecimento e ainda participar de atividades diversas como bingo com direito a muitos prêmios.




Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo


O dia 13 de maio é considerado o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo - data em que foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, em 1888.





 A assinatura da lei foi consequência de um longo processo de disputas. Logo antes da elaboração do deputado conservador João Alfredo, muitas manifestações pedindo a libertação dos escravos já ocupavam as ruas, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.

Na verdade, os escravos já estavam mobilizados em torno desta causa havia muitos anos. Um dos primeiros ícones da luta pela libertação dos escravos, considerado o mais importante até hoje, foi o movimento do Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi dos Palmares.

Mas mesmo depois da lei, os ex-escravos batalharam bastante para sobreviver, porque não tinham emprego, nem terras, nem nada. Muitos deles arranjaram empregos que pagavam pouco porque era tudo que os brancos lhes ofereciam.

Assim, os movimento negros brasileiros decidiram transformar o 13 de maio em mais uma data de luta! Dia de lembrar a importância de denunciar o racismo em suas diversas modalidades. Diversos estados contam com disques denúncias específicos para preconceito racial e, no âmbito do governo federal, é possível contatar a ouvidoria da Secretaria de Promoção de Políticas para Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) ou o Disque 100 - Disque Direitos Humanos.





Abdias Nascimento foi um dos maiores ativistas pelos direitos humanos no Brasil e o seu legado foi a luta pelo povo afrodescendente brasileiro. Ele, além de ativista, deixou sua contribuição como um grande escritor, artista plástico, teatrólogo, político e poeta. 

Leia o discurso realizado em 13 de maio de 1998 - Senado Federal, "13 de maio - Uma mentira Cívica".























segunda-feira, 4 de maio de 2015

Educação de Jovens e Adultos: alfabetização na Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida – Anexo Nossa Senhora Auxiliadora












As imagens retratam o trabalho educativo dos professores com a alfabetização dos alunos. Desse modo, pode-se visualizar diversas atividades focalizados por meio de bingo de matemática, produção de palavras e texto, compreensão da origem das palavras entre outras atividades. Para conduzir uma aprendizagem significativa para os alunos, os educadores utilizam temas que problematizam as questões socioeconômicas, políticas e culturais na contemporaneidade, como: profissões, dengue entre outros.